Como adquirir um de terreno e construção

como adquirir um terreno

Adquirir um imóvel é o sonho de milhares de brasileiros. Algumas, inclusive, têm o desejo de planejar cada detalhe que vai desde a escolha do terreno, até o projeto de arquitetura. O que as pessoas não sabem é que é possível financiar esse sonho através do financiamento de Aquisição de terreno e construção da CAIXA.

Essa modalidade de financiamento permite a compra de um terreno em conjunto ao material de construção, em 2020, as condições para aquisição de terreno e construção por meio de financiamento passaram por mudanças muito positivas, sobretudo na linha de financiamento de Lote Urbanizado e a oferta de taxas de juros diferenciadas para modalidades de Construção Individual.

Na Caixa Econômica Federal, por exemplo, o FGTS pode fazer parte do pagamento. O financiamento é feito pelo Sistema Financeiro de Habitação e tem como garantia a alienação fiduciária. Você adquire o terreno e constrói sua casa financiando em até 35 anos.

Um passo importante para a realização desse financiamento é através de uma análise prévia ou com uma simulação, um correspondente bancário, a imobiliária ou até mesmo os bancos podem te ajudar.
Por meio dessa análise, é possível saber uma prévia de valores que a instituição financeira poderá liberar, além do dinheiro que é preciso ter em mãos para outras demandas que devem ser pagas ao longo do processo, como o projeto da casa, encargos junto à prefeitura de sua cidade e outras documentações cartorárias.

É importante salientar que o banco pode financiar até 80% do valor total nesse modelo de financiamento, cabendo ao cliente ter 20% para dar de entrada para começar a construção naquele terreno escolhido. Com a análise acima citada é possível visualizar qual o valor que o banco pode chegar a financiar com cada pessoa.

O pagamento das parcelas durante o período da obra funciona da seguinte forma: o engenheiro é o responsável por determinar o tempo em que o imóvel será entregue, desta forma se o mesmo decretar que no prazo de um mês o será construído 15% do total da obra o cliente pagaria apenas 15% do valor da parcela estipulada, sendo acrescido a cada avanço de sua moradia.

Atenção que o cliente deve respeitar a idade máxima permitida para financiar o terreno, onde o mesmo deve ter no máximo 80 anos e sendo o ideal abaixo de 55 anos para financiar no prazo máximo de 420 meses.

O primeiro passo é a aprovação do cliente e sua capacidade de pagamento, em seguida, solicita-se a vistoria do terreno e análise do projeto de arquitetura e construção. O engenheiro responsável autorizando, segue-se para etapa de análise jurídica com a checagem de documentação do vendedor, comprador, matrícula do terreno, análise minuciosa do banco, checagem dos formulários e todos os documentos envolvidos nesse processo.

Com os documentos checados, chega o momento de envio de documentação, para banco e o agendamento da entrevista com o gerente, após isso, já vem a parte da emissão do contrato e o pagamento das taxas relativas à documentação cartorária, registros e averbações.

Compartilhe: