Vale a pena investir em imóvel em 2022?

Muitos setores da economia tiveram prejuízos com a pandemia, enquanto outros conseguiram se manter e até crescer em meio à crise. Agora, com a retomada, começa a recuperação desses mercados e o interesse das pessoas por participar deles. No caso do mercado imobiliário, investir em imóvel em 2022 pode ser uma escolha segura e com várias oportunidades para você. 

No post a seguir, você vai entender como está o mercado de imóveis atual e quais são as perspectivas para 2022. Veja também como investir nesses empreendimentos com sucesso. Boa leitura! 

Como está o mercado de imóveis no cenário atual? 

Desde o começo da pandemia, o mercado imobiliário conservou-se firme no cenário econômico. Com o isolamento social e as pessoas ficando mais em casa, além de uma baixa taxa de juros, houve a necessidade e desejo de encontrar novos lares.  

Assim, o mercado conseguiu se manter aquecido e algumas regiões, inclusive, presenciaram um verdadeiro boom imobiliário. Atualmente, o cenário continua confiante. 

Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção, a expansão do setor chegará a 7,6% em 2021. Afinal, no período entre janeiro e setembro houve aumento de 37,6% em lançamentos e 22,5% em vendas, comparado ao ano de 2020. Além disso, até outubro, foi contabilizado o maior número de vagas de emprego do setor nos últimos 10 anos. 

Afinal, vai ser interessante investir em imóvel em 2022? 

As expectativas para investir em imóvel em 2022 têm sido mantidas em alta. No quesito facilidade de encontrar imóveis, o uso de tecnologia e desburocratização de processos torna mais simples e rápido a aquisição ou aluguel de um novo empreendimento.

Da mesma forma, o interesse por imóveis maiores e com serviços continua. Afinal, muitas pessoas vão seguir trabalhando em home office e passarão mais tempo em casa. A facilidade de contar com áreas completas de lazer diminui a necessidade de sair, algo que ainda é relevante pela questão da segurança, pois a pandemia se mantém. 

Quanto aos financiamentos, embora a taxa da Selic esteja prevista para subir na faixa de 8% no próximo ano, existem algumas condições especiais que podem manter o mercado aquecido. Por exemplo, a taxa de juros da Caixa para financiamento imobiliário caiu para 2,95% ao ano

Além disso, ainda segundo a CBIC, o setor de construção pode crescer 2% em 2022, conforme a expansão do PIB. Afinal, o aumento de investimentos públicos e privados poderá contribuir para a geração de emprego e aumento de obras no setor. 

Por: Trisul

Compartilhe: