O mercado financeiro funciona de forma simples.
O mercado financeiro alinha interesses. Enquanto alguém tem dinheiro sobrando e precisa de rendimentos, outros precisam de dinheiro para fazer seus projetos andarem.
Nesse mercado, pessoas e empresas tomam e emprestam dinheiro, de acordo com o momento. Para participar desse mercado de forma ativa, você precisa se planejar para fazer o dinheiro sobrar.
Quem empresta, também pode ser visto como comprador, pois está adquirindo o débito de uma empresa ou de uma pessoa para receber o pagamento com juros.
Como entender o mercado financeiro de forma descomplicada
O sistema financeiro brasileiro é dividido em quatro grandes mercados. Confira a seguir:
É nesse mercado que ocorre as trocas de moedas. Ele é fundamental desde para quem possui relações internacionais como grandes empresas exportadoras até pessoas físicas que viajam para fora do país.
Mercado de câmbio
O Banco Central é um dos responsáveis pela administração, fiscalização e controle dessas operações.
Mercado Monetário
Aqui ocorrem todas as transações de curtíssimo prazo. Normalmente em até 24 horas. É nesse mercado que o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) habita.
O CDI é uma referência de rendimento na renda fixa, sendo uma taxa muito próxima da taxa básica de juros, a Selic. O CDI é a taxa que um banco cobra de outro por empréstimos com prazo de um dia.
Eles fazem esses empréstimos para terminar o dia com o caixa positivo. Essa é uma obrigação legal.
Esse mercado é responsável pela liquidez da economia e o Banco Central o regula e equilibra a oferta de moeda para que todos sempre consigam acessar o seu dinheiro.
Mercado de Crédito
Esse é um mercado que cresce muito, principalmente em momentos de crise. Esse segmento capta dinheiro de investidores para emprestar a pessoas físicas e empresas por uma taxa maior.
Nesse mercado, estão alguns conhecidos nossos como o cheque especial, cartão de crédito, empréstimo pessoal, entre outros.
Mercado de Capitais
É sobre esse mercado que vamos tratar neste texto. Entendê-lo pode liberar você de pedir dinheiro emprestado e de depender dos outros mercados já citados.
Quem domina o mercado de capitais, domina o seu próprio bolso e está muito próximo de se tornar rico. Isto é, poupar mais do que gasta, investindo a diferença e obtendo um bom lucro.
O nome “mercado de capitais” se dá porque as empresas precisam de capital para seus projetos. Por isso, elas emitem títulos de dívida.
Eles são como acordos, onde ela se compromete a pagar em um determinado prazo e com juros para os investidores. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é a principal reguladora desse mercado.
Por: Riconnect