O que é FGTS e como pode te ajudar no financiamento do seu imóvel

como sacar o fgts

Para realizar o sonho de comprar a casa própria requer planejamento e a tomada de decisões importantes, uma delas é a decisão quanto a forma de pagamento e nesse momento os clientes têm dúvida em relação ao FGTS de como utilizá-lo para financiar um imóvel.

O FGTS é um benefício que só pode ser retirado em algumas situações expressas em lei, uma delas é para a aquisição de imóveis residenciais, ao decorrer da matéria iremos explicar as perguntas mais corriqueiras dos nossos clientes.

O que é o FGTS?

A sigla significa Fundo de Garantia do Tempo de Serviço no qual é pago pelo empregador ao empregado, com o objetivo de amparar o colaborador com uma demissão sem justa causa.

O dinheiro fica depositado na Caixa Econômica Federal, que automaticamente com o início do contrato de trabalho se abre uma conta para esse depósito, em cada mês a quantia de 8% do salário vai acumulando na conta.

Quem tem direito ao FGTS?

Todo trabalhador com contrato de trabalho formal e regido pela CLT tem direito ao FGTS, como também tem direito os trabalhadores domésticos, rurais, avulsos, temporários, atletas profissionais e safreiros.

Quais são os requisitos para usar o FGTS no financiamento de imóveis?

I – Não ser dono de imóvel residencial na cidade onde quer adquirir o novo.

II – 3 anos de carteira assinada, podendo ter intervalos entre essa jornada.

III – A propriedade em que deseja adquirir precisa necessariamente ser no mesmo município em que trabalha ou mora atualmente.

IV – Não é permitido ter financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação.

Quais imóveis podem ser comprados?

É necessário juntar toda a documentação do imóvel sem os seguintes impedimentos para dar início ao processo de compra do imóvel.

Ser financiado pelo sistema financeiro da habitação, não ter sido objeto de operação com fundo de garantia nos últimos 3 anos e ser um imóvel com objetivo residencial urbano e não podendo ser usado para fins comerciais.

Quais são os documentos necessários para sacar o FGTS?

Passado a etapa de validação do seu fundo de garantia, os documentos necessários para sacar esse benefício são:

  • CPF e Carteira de Identidade;
  • Carteira de trabalho, pois é preciso comprovar o tempo de trabalho;
  • Extrato de conta vinculada ao fundo;
  • DIRPF (Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física);
  • No caso de trabalhador em união estável ou casado, é necessário apresentar a DIRPF de ambos os companheiros/cônjuges;
  • Comprovante de residência (conta de energia e de água);
  • Cópia do IPTU e certidão de matrícula do apartamento ou da casa a ser comprada, para demonstrar que a propriedade está em situação regular e que pode ser comprada com o FGTS.

Quanto tempo demora para o FGTS ser liberado?

Assim que o pedido é feito, o dinheiro demora aproximadamente 5 dias para ser liberado. Porém, esse processo está vinculado à aquisição de um bem pode demorar um pouco mais, informamos ao nosso cliente que o prazo vai de 60 a 90 dias para ser finalizado.

Como é feito o saque?

O trabalhador vai pedir o saque ao seu agente financeiro a partir de um documento. Assim, o agente vai comunicar a solicitação à Caixa Econômica Federal. Então, quando o fundo é liberado, ele é depositado na conta bancária do vendedor, fazendo com que o comprador não precise lidar com o processo.

Compartilhe: